Pesquisar...

quarta-feira, 16 de setembro de 2015

Duplicity (2009)

Imagem do filme

Assistimos o filme Duplicity (2009) na última sexta-feira, depois de assistirmos foi proposta uma atividade, identificar 3 documentos presentes na narrativa do filme visto e responder: qual o contexto esses documentos estão inseridos? Quais os seus sinais de validação? Os documentos são autênticos? Os documentos são verídicos?

Passaporte
Contexto em qual o documento está inserido: O personagem (Ray Koval) Necessitava de um passaporte para viajar para outro país, fugindo da sua cidade. Como ele era fugitivo e não podia por meios legais conseguir um passaporte teve que falsificar um.
Sinais de validação: símbolo da Nacionalidade (Canadá) cor, brasão e formato.
Autenticidade: O documento é autentico pois tem os sinais de validação.
Veracidade: O documento não é verídico pois as informações contidas nele são falsas.

Credencial da Claire
Contexto em qual o documento está inserido: Essa credencial era necessária para que Claire tivesse acesso para entrar na empresa pois era um documento pessoal, que além dos dados pessoais, continha identificação biométrica que lhe permitia acesso a sua área restrita de trabalho.
Sinais de validação: cartão com identificação pessoal e identificação biométrica;
Autenticidade: A credencial é autêntica porque era um documento pessoal para entrar na empresa e ter acesso a sua área de trabalho e tem os sinais de validação.
Veracidade:  A Credencial é verídica pois se tratava de documento pessoal, que tinha   identificação biométrica que lhe permitia acesso à empresa.

Cartão de Visita
Contexto em qual o documento está Inserido: Troca de contatos de representante da empresa, para posterior ligações ou negociações, documento de caráter pessoal que pode possuir valor de documento de arquivo, de acordo com o valor dado por quem está com o documento.
Sinais de validação: Foto, Nome e Logo da empresa.
Autenticidade: o documento é autentico pois foi criado com os procedimentos corretos.
Veracidade: o cartão de visita é verídico pois as informações são verdadeiras.

Um comentário: