Pesquisar...

terça-feira, 22 de setembro de 2015

Documento Misterioso


E então amigos, que documento é esse? 

imagem da internet

 É um cartão que contém informação digital representada pela presença ou falta de furos em posições predefinidas. Eram usados no século XX para processamento e armazenamentos de dados. Só se expandiu para computadores eletrônicos em 1950 com a IBM (International Business Machines) desenvolvendo esses cartões para processamento de dados.(Segundo o Site da FURG-Fundação Universidade Federal do Rio Grande)

Conhecido como Pai do Disquete, O Cartão Perfurado, os cartões perfurados originais tinham o tamanho das notas de um dólar, este tamanho foi escolhido para que os cartões pudessem ser levados nas carteiras dos seus proprietários, para ser mais prático. Representados  pela presença ou ausência de furos, os cartões continham informações que eram decifradas primeiramente manualmente, com o avanço de novas invenções esse processo tornou-se maquinário.


Agora que tal exercitarmos  um pouco nossa Diplomática?

- Nome do Documento: Cartão Perfurado
- Qual a espécie documental: Cartão Perfurado
- Este documento é autêntico? Sim
- Quais seus sinais de validação? Sequência e organização dos números intercalados com furos,  Identificação do fabricante ( IBM 5081 seguido do dígito 12-17 , deixamos ressaltamos de vermelho para melhor visualização).

- Qual o seu formato? Cartão Perfurado
- É documento de Arquivo? Se sim, qual arquivo? Se não, por que não?

Não Sabemos ao certo, não tivemos contato com seu detentor. Se este documento for um arquivo, ele faz parte do arquivo do Professor que o disponibilizou para estudo, podendo ter ou não outros significados para o mesmo. Possui um valor no mercado e para grandes colecionadores pode ser uma peça importante para a a história da ciência da informação.


Nenhum comentário:

Postar um comentário