Pesquisar...

sexta-feira, 11 de setembro de 2015

Um Documento para chamar de meu...

   

     Queridos Internautas, como sabemos, o principal tema que abordamos nesse blog são os Doodles Google. Porque não aprofundarmos um pouco mais sobre esse tema? Como reconhecemos um Doodle Google original? Quais características nos levam a isso? O que podemos identificar com a ajuda da diplomática e tipologia?

     Após a leitura do texto de Mariano Garcia e observarmos sobre como ele analisou os passaportes e os moldes que usou para isso, fizemos essa análise com um documento digital e com isso tentamos fazer algumas adaptações que se encaixassem com esse tipo de documento.

     E porque não analisar um "Doodle Brasileiro"? na ultimá segunda feira (07/09) comemorou-se o dia da independência do Brasil e os Doodles não ficaram de fora, a equipe da Google criou esse Doodle comemorativo para este dia:


Nome do documento: Dia da Independência do Brasil 2015



FICHA RESUMO



Denominação: 

Doodle do Dia Independência do Brasil de 2015 


Definição: 

Documento que apresenta a marca do site Google e retrata uma data especial para uma determinada região, nesse caso para um país.


Caracteres Externos:

- Classe: Doodle Google

- Suporte: Documento Digital

- Formato: GIF

- Forma: Original

- Validação: URL do GIF na página oficial


Autor: 
     
     Kevin Laughlin


Produtor arquivístico: 

     Arquivo da empresa Google, do acervo Doodles que se encontra em sua sede.


Trâmite: 

     Após a criação do doodle ele passa por uma análise em seus departamentos para que seja identificado todo o alcance desta criação, para isso cada departamento deve fazer sua parte, valorizando a política da Google de que todo trabalho se assemelha a "montagem de um quebra-cabeça"


Destinatário: 

     Todos os usuários do Google no Brasil. (Devido a esse doodle ter alcance apenas nacional, esse fator varia de doodle para doodle).


Legislação:

     Bom, Primeiramente é bom saber que A “marca” é atributiva de direito, ou seja, para ter direito sobre ela, você deve solicitar o registro no órgão competente (no Brasil é o INPI), que vai avaliar o seu pedido e, caso você cumpra todos os requisitos legais, lhe concederá um registro temporário (que pode ser renovado) da marca, sem isso você não tem direito sobre ela, nem de uso e muito menos de impedir terceiros de usá-la.(Lei 9.279), isso inclui seu nome e seus slogans. 

     O Escritório de Patentes e Marcas Registradas dos Estados Unidos anunciou a aprovação do pedido do Google para patentear seus logotipos personalizados que lembram datas especiais, conhecidos como "doodles".

     A certidão chegou quase uma década depois de o Google ter entrado com o pedido no órgão. O cofundador do Google, Sergey Brin, figurou como o único criador dos "doodles" no pedido de 30 de abril de 2001.


Série a que pertence:

     A Google criou desde de 2006 Doodles comemorativos do Dia da Independência do Brasil, com isso este de 2015 se encaixa na série dos anteriores por possuírem o mesmo tema.


Localização do Documento:

https://www.google.com/doodles/brazils-independence-day-2015


Comentário Arquivístico:

     Após analisarmos este Doodle, vemos que ele no dia de sua utilização (07/09/15) possuía um valor administrativo forte para a Google , já que ao acessar o site no Brasil era essa a marca que seria vista e identificada como a empresa. Após esse dia este documento digital faz parte do acervo histórico da google perdendo assim o valor administrativo que possuía anteriormente.







Um comentário:

  1. Boa caracterização. Poderia ter caracterizado mais historicamente o doc, bem como indicar os usos que poderá ter no arq perm da empresa.

    ResponderExcluir