Pesquisar...

terça-feira, 6 de outubro de 2015

Visitando os Blogs dos Amigos

Boa tarde!!!
A atividade dessa semana consiste em visitar os blogs dos amigos e analisar postagens úteis ao estudo da Arquivologia em si e porque.

A primeira visita foi no Blog Arquivos alcoólicos, o nome da atividade é Comparando os Planos.  A atividade é útil porque aborda a análise de documentos, no caso do grupo garrafa de bebidas e um rótulo da bebida, e classifica de acordo com os modelos dos planos de classificação do Conarq e do Senado Federal. Na avaliação do Grupo a garrafa de bebida e o rótulo são de formas, formatos e espécies diferentes e a atividade mostra como seria classificado no plano de classificação do Conarq e do Senado Federal.
http://arquivosalcoolicos.blogspot.com.br/2015/06/comparando-os-planos.html

A segunda visita foi no Blog Arquivoraz. Uma atividade bastante útil sobre autenticidade e veracidade que se basea no texto da Daniella Larcher.  Não tem como saber se um documento é legítimo e contém em seu conteúdo informações que garanta a veracidade das informações apresentadas, mas sim que podem ser suspeitos. Por isso as instituições devem estipular padrões de produção de documentos, que estabelece regras e sistemas para ajudar na detecção de documentos suspeitos. E no final do post o grupo coloca um documento para identificar se é autentico e verdadeiro.
http://arquivoraz.blogspot.com.br/2014/09/autenticidade-e-veracidade-odocumento.html

A terceira visita foi ao blog Pontinho vermelho. A atividade é sobre Tipologia Imagética que fala sobre o que é a tipologia documental que é o estudo que tem como objeto os tipos documentais, e entendidos como a configuração que assume a espécie documental de acordo com a atividade que a gerou, a natureza do conteúdo, ou técnica de registro. TIPO DOCUMENTAL = ESPÉCIE + FUNÇÃO. Na atividade o grupo analisa uma foto tirada por um aluno: a foto tem a imagem de uma bancada cheia de produtos orgânicos em um supermercado e então o grupo analisa essa foto Tipologicamente.
http://potevermelho.blogspot.com.br/2014/10/n-identificador-numeroiniciales-nombre.html

Rodrigo Lopes - 13/0132730




Nenhum comentário:

Postar um comentário