Pesquisar...

sexta-feira, 9 de outubro de 2015

Blog Amigo - Avaliando Arquivo Maps

Boa Noite,

A nossa sociedade recebeu a incrível missão de desvendar os mistérios do Blog "Arquivo Maps", isso deverá ser feito de acordo com o questionário postado no blog mãe:

Retirado do blog analisado

1 - Quais são os principais pontos aproveitáveis do blog em questão? Justifique.

Resposta: Sabemos que hoje em dia um mapa possui um papel de extrema importância na sociedade, quando visitamos uma cidade ou não sabemos onde fica determinado endereço a saída são os mapas, os mapas estão sempre ligados diretamente ou indiretamente na vida de todos nós, seja por GPS, ou mapas manuscritos ou digitais. O mapa é uma das técnicas mais antigas que ainda é usada atualmente. por isso é de uma grande importância histórica  e de  utilidade atual na preservação da informação. E o blog em questão nos ensina a analisar os mapas em geral, tanto sua importância para a guarda permanente como seu manuseio. Dentro da arquivologia quando lidamos com documentos "fora do padrão", sentimos dificuldade em como tratar esse tipo de documento e o blog busca facilitar essa interação. Assim como nos documentos "padrão', os mapas passam por um ciclo documental que terá como findamento o arquivo permanente na maioria das vezes e em alguns casos a eliminação.

2 - Como está o blog no referente a sua usabilidade e adequação com as disciplinas de DTD e Permanente?

Resposta: O blog está de acordo com o que foi estabelecido como parâmetro dentro de avaliação dentro da DTD e está se adequando aos parâmetros que vem sendo estabelecidos no decorrer das aulas de permanente. As análises feitas pelo grupo buscam identificar uma forma adequada, dentro dos documentos que eles estão analisando, de descrever as características destes documentos.

3 - O blog está mantendo essa mesma usabilidade e adequação no que se refere ao tema escolhido? Comente.

Resposta: Sim, o blog mantém em suas postagens o foco nos mapas que são o tema central de suas análises e que será abordado na oficina do grupo. Buscam inserir os conceitos arquivísticos de uma forma clara e compreensiva.

4 - Como está a abordagem do blog caso o público "leigo de arquivo" o visita-se?

Resposta: O Blog usa uma linguagem mais comum, ou seja, não precisa estar dentro da área das ciências das informações para entender sua linguagem. No entanto, sua abordagem atende tanto ao público interessado no tema, quanto os profissionais da informação com o intuito de explorar o tema dentro dos arquivos, relacionando-os com a diplomática, tipologia, arquivo permanente, seu manuseio, curiosidades, entre outros.

5 - Deixe um comentário feedback geral para o Blog visitado.

Resposta: Olá Amigos do Arquivo Maps, visitamos o seu blog a disposição dos conteúdos que está na pagina está bom, e o conteúdo presente no mesmo também. Porém, observou-se uma falta de interatividade do blog com seus usuários: como aplicativos de mapas, mais fotos de mapas, está com poucos elementos "coloridos" e dinâmicos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário