Pesquisar...

terça-feira, 6 de outubro de 2015

Analisando os Blogs Amigos - Vitor Luiz

Bom Dia pessoal, conforme proposto em atividade, segue a minha análise de postagens de blogs dos colegas de outros semestres.



Aluno: Vitor Luiz Spindola Rocha
Matrícula: 13/0137383

1º Post: Blog Passaporte na mão e pé na estrada
http://passaarq.blogspot.com.br/2014/11/conforme-solicitado-na-atividade-de.html

Esta postagem do blog auxilia na compreensão e memorização de conceitos vistos na arquivologia dentro da diplomática. Os mapas mentais são de grande ajuda para que ideias e noções criadas e/ou adquiridas no passado não desapareçam.


2º Post: Blog Classifica em 020

http://classificaem020.blogspot.com.br/2012/05/analise-de-suportes-nao-convencionais.html

Esse post fala sobre a análise de suportes não convencionais, nesse caso de uma rádio, mas que podem ser diversos suportes diferentes que muitas vezes passam despercebidos justamente por não estar dentro dos padrões convencionais. A análise feita em cima da série escolhida pelo pessoal do blog retrata bem o quão diverso pode ser um documento de arquivo e como a descrição feita varia de acordo com as especifidades desse mesmo documento.

3º Post: Blog Segurança da Informação e análise diplomática e tipológica

1 - http://grupodiplomatica.blogspot.com.br/2009/06/o-que-e-seguranca-da-informacao.html
2 - https://www.oficinadanet.com.br/artigo/1124/a_importancia_da_seguranca_da_informacao (url gerada após clicar no Post A importância da segurança da informação)

Escolhi essas duas postagens desse blog, por estarem relacionadas a segurança da informação explicando sobre sua definição e importância. Com o desenrolar que o avanço tecnológico proporciona, o fluxo informacional se torna cada vez maior e os documentos não ficam de fora dessa, com isso os documentos de arquivo estão cada vez mais inseridos no meio eletrônico, dando origem aos tão falados documentos digitais. A segurança da informação é essencial para que maiores avanços seja conquistados na área da dos documentos digitais pois um grande impasse que encontramos nesse assunto é sobre o quanto a informação do documento digital está segura já que em tese nos documentos físicos (não digitais) existe uma concepção de que o documento está mais protegido e a migração para o meio digital poderia comprometer isso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário