Pesquisar...

quinta-feira, 20 de agosto de 2015

Diplomática? Oi?



Em 1681 Mabillon escreve o primeiro tratado dedicado à Diplomática, fundando a disciplina.


       Olá navegantes! Apesar de ser um nome complicado de se pronunciar a diplomática não é nenhum bicho de sete cabeças.
        Nós iniciamos nossos estudos sobre o tema e coletamos algumas informações básicas a respeito da origem da diplomática e de seu conceito.
Tudo começou com Johannis (também chamado de Jean de) Mabillon, em decorrência da guerra diplomática. Primeiramente, a Diplomática era utilizada para comprovar a autenticidade dos diplomas, hoje em dia é uma ferramenta utilizada pela arquivologia para estudar o documento em direção à sua gênese.
         A análise diplomática consiste na aplicação prática da teoria relacionada a própria diplomática, estudando formal e individualmente o documento diplomático.
        Um exemplo real de um documento diplomático são as certidões. Certidão é a reprodução textual e autêntica de escrito original ou assento, extraída de livro de registro ou da matrícula, por oficial público, escrevente, ou qualquer servidor ou funcionário competente, ou seja, é um documento oficial que "certifica" a veracidade das informações ali contidas conferindo fé pública além do que garante um determinado registro, toda certidão tem seu prazo de validade.


2 comentários:

  1. Grupo Moedas Real:
    Amigos, a definição ficou boa e pode melhorar na explicação dos conceitos da origem do termo, tanto na explicação de definição.
    O exemplo de certidão é muito bom, possibilita um estudo bem abrangente.

    ResponderExcluir
  2. Em comparação com o resto da classe a definição está muito boa. O exemplo poderia ser mais explicativo.

    ResponderExcluir